Super Mario - Yoshi's Island / Super Mario World 2: Yoshi's Island
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DADOS TÉCNICOS
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Console: Super Famicom / Super Nintendo
Release: 1995
Develop: Nintendo
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IMAGENS
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JOGOS JOGADOS ANTERIORMENTE
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* The Legend of Zelda II
* Super Mario Bros. 1-4
* Super Mario USA
* Super Mario Land 1-2
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INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
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Nível de spoiler baixo.
R: Jogo concluído em 08/06/2009 (~21:47). Sem secrets, umas 10 fases com 100%.
M: Jogo concluído em __________ (~xx:xx).
Com o sucesso de Donkey Kong Country, a Nintendo queria mais jogos com aqueles gráficos. Como resposta Miyamoto, que não gostou da idéia, alterou o jogo que estava desenvolvendo (Yoshi's Island) para parecer que foi desenhado. O jogo é aclamado pela critica especializada e teve boas vendas.
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REVIEW
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APRESENTAÇÃO
R: O manual é bom e bem organizado, tendo todas as informações necessárias.
A apresentação do jogo (tela de introdução) é muito boa, sendo diferente do que é visto no SNES, além de ter uma música boa e explicar o enredo. Já o menu de pausa é meio confuso, demorei a descobrir os itens e que a quantidade deles não era limitada em 3. A tela de seleção de fase também é um pouco confusa.
Nota: 8,25
M: Também demorei pra sacar isso, e não gostei da movimentação no menu das fases, assim como a demora pra mostrar e esconder as pontuações. Em compensação o jogo explica cada detalhe que você precisa saber e tem uma longa intro antes do jogo.
Nota: 9,0
GRÁFICOS
R: Muito bons e bonitos, mas podia ser mais semelhante ao universo Mario e um pouco menos infantilizado. Na neve os gráficos foram um pouco confusos.
Nota: 8,5
M: Bem avançados devido ao chip especial presente. Infelizmente o emulador apresentou algumas falhas, mas há até efeitos 3D muito interessantes como o modo "chapado".
Nota: 9,0
ÁUDIO
R: Os efeitos sonoros são bons, mas notei ao menos um erro consideravelmente grave, usar um mesmo som para mais de um efeito, no caso o som de derrapar e dos ratos é o mesmo.
As músicas são boas, mas há variedade deixa a desejar, principalmente considerando que o jogo já é mais atual. Em especial gostei da música de abertura que combina muito com o enredo e da parte inicial da música do chefão final.
Nota: 7,0
M: São poucas músicas, no mundo final a mesma música se repete em várias falhas, felizmente é uma que adoro, apesar de o jogo vir com chip gráfico avançado o som não tem nada de demais em termos de qualidade, outros jogos de SNES conseguem mais detalhes nas músicas.
Nota: 8,0
JOGABILIDADE
R: O controle do Yoshi é bom, mas as variações (helicóptero, submarino, escavadeira, trem e carro) não têm o melhor dos controles, por vezes é muito sensível. Isso sem considerar que não há consistência entre este jogo e o que foi apresentado nos jogos anteriores. A pouca visão disponível é um obstáculo constante, principalmente quando o Mario resolve ficar fora da tela, ou quando se tem que adivinhar que tem algo fora do alcance de visão que é fundamental.
Nota: 7,5
M: O pequeno atraso quando se perde o Mario atrapalha no controle do Yoshi, em outros momentos parece que ele escorrega em plataformas. Os modos helicópteros e similares deixa o gameplay interessante, mas faz do Yoshi um mutante transmorfo, bizarro. Apesar de vários secrets na fase, elas acabaram ficando complicadas de se entender.
Nota: 8,9
ENREDO
R: Não é a espetacular, mas tem uma história nova para variar, sendo interessante. Apesar disso falta algum conteúdo e desenvolvimento.
Aparentemente a história no jogo japonês tem um melhor desenvolvimento. Ela explica que o magikoopa é de uma família de bruxos que lê o futuro, por isso ele vai atrás do Mario.
Nota: 6,75
M: Idem.
Nota: 6,9
CONDUÇÃO
R: Talvez o pior defeito do jogo. Primeiro porque você espera algumas coisas que foram estabelecidas nos jogos anteriores, como o Yoshi pegando um casco vermelho vai soltar chamas, poder ir e voltar para qualquer lugar da fase, etc. Faltou alguma consistência no jogo. Pelo menos o jogo apresenta avisos para o jogador saber os comandos do jogo.
Cada fase oferece algumas opções de caminhos, mas em muitas fases se tem que adivinhar qual caminho tomar, pois alguns não permitem o retorno e assim possivelmente será necessário jogar de novo para pegar os secrets.
Nota: 5,25
M: Eu discordo aqui. Realmente se baseando pelo nome americano, se espera um World 2. Pegar os secrets é comum ter que jogar mais de uma vez, pra entender as fases, acontece em todos os jogos, e a maioria das fases você pode voltar em várias telas.
Nota: 7,9
DIVERSÃO
R: O jogo te prende, isso é verdade, mas os momentos divertidos mesmo são raros.
Nota: 5,0
M: Concordo.
Nota: 5,5
DESAFIO
R: Para passar das fases o desafio até que está equilibrado, mas passar das fases pegando os secrets achei totalmente desregulado. Pelo menos nas fases iniciais deveria ser razoavelmente tranqüilo. Também há fases mais difíceis que precedem fases mais fáceis.
Nota: 6,0
M: Acho bom, você pode fazer o mais fácil e passar a fase ou tentar pegar os itens, ou seja, há como escolher o desafio.
Nota: 7,0
KEEP GOING
R: É baixo, joguei em média 4 fases e continuava no dia seguinte. Um pouco compensado pela vontade de jogar no dia seguinte.
Nota: 5,75
M: Não é muito bom. Mortes idiotas fazem você perder tudo e começar a fase tudo de novo, tendo que pegar novamente cada estrelinha por exemplo, felizmente você pode ignorar isso e simplesmente passar a fase, o que suaviza a perda de paciência.
Nota: 7,5
REPLAY
R: Após fechar o jogo, ainda existe a possibilidade de se tentar conseguir os secrets. Isso gera alguma vontade em reprisar o jogo, mas o esforço necessário desanima. O jogo poderia oferecer alguma motivação extra para este caso. Acho que este é um daqueles jogos que vale mais a pena alugar uma vez em vez de comprá-lo. Outro ponto que poderia ajudar seria um modo de dois jogadores.
Nota: 3,5
M: Tendo o jogo ele daria muito replay, há muitos secrets e uma boa dificuldade pra conseguí-los, infelizmente não achei o jogo cativante a ponto de aproveitar todo esse replay.
Nota: 8,5
EXTRAS
R: Vários mini-games e ainda pode-se liberá-los para jogar a qualquer momento. Procurei mas não achei qualquer evidência de um código para dois jogadores.
Nota: 8.75
M: Apenas mini-games aqui. Parece que há um código para jogar em modo de dois jogadores.
Nota: 9,0
ORIGINALIDADE
R: Tem um enredo novo e é um jogo plataforma com algumas novidades em comparação com outros jogos, embora deixa a desejar se comparado aos outros jogos da série. Os gráficos também são diferentes do visto até então.
Nota: 9,0
M: Complemento com o gameplay do baby Mario chorando e flutuando por aí, além do Yoshi se transformando em carros e helicópteros, é... não se vê isso todo dia...
Nota: 9,0
COMPLEMENTAÇÃO
Não lembro de ter encontrado bugs.
GERAL
R: É um bom jogo plataforma, mas quando se compara com os outros jogos da série até então, não chega a ser tão bom. Ainda pior o fato de na versão ocidental chamar este jogo de seqüência de Super Mario World. Mas achei a história pouco cativante, o jogo pouco divertido e cansativo. As vezes ainda apresentava um cenário estranho como flores desenhadas nas paredes de um castelo. Por outro lado, gostei do estilo dos gráficos, apresenta alguma variedade de mini-games e uma luta final muito interessante.
Nota: 7,0
Total: 6,77
M: ???
Nota: 7,5
Total:
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