Mario is Missing
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DADOS TÉCNICOS
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Console: Super Nintendo / Super Famicom
Release: 1993
Develop: Software Toolworks (fundida depois com a Mindscape)
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IMAGENS
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JOGOS JOGADOS ANTERIORMENTE
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Nenhum do gênero.
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INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
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Nível de spoiler inexistente.
R: Jogo concluído em 01/02/09 (~20:00). 96.783 pontos.
M: Jogo concluído em ________ (~xx:xx). 93.731 pontos.
A Nintendo, após Super Mario Bros. 4, licenciou Mario para diversas empresas criarem jogos educativos. Mario is Missing é um deles.
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REVIEW
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APRESENTAÇÃO
R: O manual apresenta as informações necessárias para o jogo e está bem organizado. Entretanto, reaproveita imagens de outros manuais e nem sequer se da o trabalho de editar algumas destas imagens para adequá-las ao jogo. Também poderia explicar melhor os eventos.
A apresentação inicial, com tela de título e pequena introdução ao enredo do jogo até que é boa, mostrando um pouco do enredo do jogo, mas a parte inicial com o Mario caindo de uma área verde para a neve através de um buraco ficou estranho. Na seleção de fases não há nenhuma distinção das fases e os objetivos do jogo inicialmente não são claros.
Nota: 6.75
GRÁFICOS
R: Copiados de Super Mario Bros. 4 e com cenários novos e bonitos, além de fotos de locais muito bonitas, os gráficos são muito bons. Por outro lado, os gráficos dos filhos do Koopa e o Koopa são fracos e feios comparado com o resto do jogo.
Nota: 8,0
ÁUDIO
R: As músicas são boas, com alguns remixes de Super Mario Bros. 4 e algumas músicas novas. Não chamam muito a atenção, mas são apropriadas.
Nota: 7,75
JOGABILIDADE
R: O controle não é bem aproveitado, e o mapa do Yoshi é grande e lento, além de não marcar os locais já visitados e seguros. Entrar em uma fase ficou mais complicado do que deveria pelo simples fato de que não segue a tradição dos jogos Mario, quando se vê uma porta basta pressionar UP para entrar. Não chega a ser ruim, mas poderia ser melhor.
Nota: 7,5
ENREDO
R: O principal problema do enredo é que nada faz sentido e nada é explicado. Porque o Koopa tem um castelo na Antártida? Como e porque Mario, Luigi e Yoshi, além de Koopa e cia, foram parar no "mundo real"? Qual o motivo para os soldados do Koopa roubariam artefatos históricos?
Nota: 3,0
CONDUÇÃO
R: Os objetivos não são explicados no jogo e não se sabe o que fazer a menos que leia o manual. Não há indicação para diferenciar as portas das fases, nem um indicativo de quão longe se está do fim do jogo. Das duas vezes que joguei o jogo (com um intervalo de anos entre as duas vezes), as duas fiquei preso na cidade até descobrir que tinha que levar o Yoshi até a cidade.
Nota: 3,0
DIVERSÃO
R: Depois que se domina o jogo, ele até consegue entreter por um período, mas peca pela repetitividade.
Nota: 4,5
DESAFIO
R: O jogo não apresenta um desafio que motive o jogador a prosseguir. No início é difícil, mas pela falta de condução do jogo. Depois fica fácil demais.
Nota: 3,5
KEEP GOING
R: Cansativo devido a repetitividade, mas não frustra (exceto o início, quando não se tem noção do que fazer).
Nota: 5,0
REPLAY
R: Monótono, a única possível motivação para reprisar o jogo é atingir uma pontuação mais alta.
Nota: 1,0
EXTRAS
R: Fotos de artefatos e monumentos históricos.
Nota: 6,0
ORIGINALIDADE
R: O jogo conseguiu criar algo diferente, ao menos é o que parece por enquanto, já que este foi o primeiro jogo educacional jogado na LGM. Ainda assim reaproveita muito dos outros jogos e trabalha mal muitos aspectos do jogo.
Nota: 8,0
COMPLEMENTAÇÃO
Não foram encontrados bugs no jogo.
GERAL
R: Não é um jogo horrível, mas fica devendo muito em diversos aspectos do jogo. E tem um certo efeito nostálgico para mim.
Nota: 5,0
Total: 4,96
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