quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Categorias e suas definições

Sempre considerando os recursos disponíveis do console.

APRESENTAÇÃO
Esta categoria avalia a apresentação do jogo, podendo ser dividida em três sub-categorias: telas de apresentação do jogo, telas de opções e menus, e manual e outros.

As telas de apresentação feita no jogo leva em consideração a tela de título, tela de abertura, tela de demostração e semelhantes. Já as telas de opções e menus avalia a maneira como são apresentadas essas telas ao jogador, sendo levado em conta a organização e disposição. Lembrando que a funcionalidade dessas telas é avaliada na categoria jogabilidade.

O manual do jogo é avaliado pela sua formatação, quantidade de informações, nível de spoiler, informações erradas, etc. Outros itens como caixa e posters podem ser citados aqui, mas geralmente influenciam pouco na avaliação.

GRÁFICOS
Avaliação dos aspectos gráficos do jogo, incluíndo as cores (se estão adequadas / agrádaveis), a forma (identificação dos objetos no jogo), o contraste dos objetos (nada fica escondido), dentre outros.

ÁUDIO
Qualidade sonora do jogo. Engloba os efeitos sonoros e as músicas do jogo.

JOGABILIDADE
São avaliados nesta categoria tudo que se refere aos comandos do jogo, como:

* tempo de resposta do controle,
* qualidade da implementação dos comandos do jogo,
* velocidade adequada das ações e visão (ângulos, camêras, ...),
* forma com que o sistema de batalha foi feito (e se funciona).

Outro aspécto importante a avaliar é a curva de aprendizagem do jogo. Defeitos do jogo que prejudique o controle do jogo de alguma forma (como bugs de becos sem saída, impossibilidade temporária de controle, etc) também podem ser considerados aqui.

ENREDO
História do jogo e seu desenvolvimento. Considera também a forma como é passada ao jogador (incluíndo aqui diálogos) e o nível de atualização dos NPC conforme o jogo avança.

CONDUÇÃO
A forma com que o jogador é conduzido. Possibilidade de fazer seu caminho (como em The Legend of Zelda que pode-se começar no level 4) e de saber qual o próximo passo a tomar.
Puzzles a lá "mulher gorda" são o que a de pior neste quesito!

DIVERSÃO
Diversão proporcionada pelo jogo, sua variação e o tempo que ela dura.

DESAFIO
Dificuldade de completar o jogo e a variação da dificuldade durante o jogo. É levado em conta também que o jogo deve desafiar, mas não irritar. Também não deve ser fácil demais.

KEEP GOING
Vontade de jogar o jogo dia após dia, e como fica a vontade de jogá-lo enquanto se está jogando.

REPLAY
Vontade de jogar o jogo após te-lo completado.

EXTRAS
Modos extras, mini-games, coleções, cheats, demos (exceto propaganda). Varia conforme a data do jogo, sendo muito velho pode não ganha nota se não tiver extras.

FICHAS (Somente para Arcade)
A relação custo benefício do jogo. Se o número de fichas é adequado ou não.

ORIGINALIDADE
No que o jogo inova. Impacto que causou na história e as mudanças que trouxe.

COMPLEMENTAÇÃO
Não é uma categoria avaliada, mas um espaço destinado a escrever sobre determinados aspectos que não se encaixam nas outras categorias. Listagem de bugs normalmente se encaixam aqui.

GERAL
Local onde é feita uma avaliação final para o jogo como um todo. Pode conter observações finais.

Observações: Todos os campos podem ser avaliados para praticamente todos os jogos, embora isso possa desvirtuar a nota real do jogo. Também há de se ficar atento as definições aqui presentes, pois as vezes esquecemos que determinada categoria cobre alguns itens além daqueles que são mais óbvios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário