Super Mario RPG / Super Mario RPG: The Legend of Seven Stars
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DADOS TÉCNICOS
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Console: Super Famicom / Super Nintendo
Release: 1996
Develop: Square
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IMAGENS
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JOGOS JOGADOS ANTERIORMENTE
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Nenhum jogo do gênero.
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INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
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Nível de spoiler baixo.
R: Jogo concluído em 14/02/2009 (~16:14). Faltando opcionais como baús invisíveis e cassino.
M: Jogo concluído em __________ (~xx:xx).
Nintendo e Square unem forças para fazer um RPG do Mario. Miyamoto então é incumbido de supervisionar o desenvolvimento da Square. Teve boas vendas e foi aclamado pela crítica especializada.
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REVIEW
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APRESENTAÇÃO
R: O manual é muito bonito, embora eu tenha percebido que em vez de azul o vermelho escuro ficaria melhor em alguns títulos / sub-títulos. Contém todas as informações necessárias. Achei uma falha grave não conter informações sobre a princesa e ter de todos os outros personagens. Colocar o Luigi dizendo que "Mario não precisa de minha ajuda dessa vez" foi ridículo e totalmente desnecessário.
A tela de introdução do jogo é bacana, embora eu tenha achado meio estranho chamar o Mario de "Super Mario", acho que ninguém se refere ao Mario de "Super Mario" a menos que esteja querendo se referir aos jogos. A tela de título é muda para variar, você pensa que depois de tantos anos não teria mais telas de título muda.
Nota: 8,3
GRÁFICOS
R: São impressionantes para o Super Nintendo, entretanto em alguns momentos não me agradaram tanto quanto outros RPGs. Outro detalhe é que o Mario me pareceu vesgo.
Nota: 9,2
ÁUDIO
R: As músicas não são ruins, mas são fracas. As melhores são exatamente as clássicas remixadas que são raras no jogo. Lembro que foi mencionado que uma toca no final do jogo e sei que uma toca na tela de save/load (não lembro se é a mesma).
Nota: 6,5
JOGABILIDADE
R: O sistema de batalha é bom, legal e inovador, mas achei que ficou faltando um pouco mais de golpes especiais. O inventário é ruim porque se pode carregar poucos itens, poucas armas e não se sabe se as armas para comprar são melhores que as atuais. Algo que achei ruim foi o pulo do Mario parecer demorar um pouquinho para responder ao controle. Outro problema foi os baús invisíveis que para acertá-los tem que ser um pixel exato. Também ruim é a localização de alguns deles que ficam alto demais, necessitando subir em alguma pessoa do jogo e ficar pulando até achar o baú. Em vez de invisíveis seria mais interessante se fossem transparentes, pois procurá-los não tem graça.
Nota: 6,0
ENREDO
R: Começa com o enredo de sempre, depois entra num novo enredo, que poderia ser interessante, mas é mal desenvolvido. Os personagens são poucos desenvolvidos e os diálogos são ruins. A maior parte das piadas é sem graça e boa parte dos sub-plots não agregam ao enredo do jogo. Um ponto engraçado do jogo foi a paródia aos super sentais, mas também não agregou muito ao enredo do jogo. As vezes ficava com a sensação de estar jogando "Super Mario RPG Super Show".
Nota: 3,5
CONDUÇÃO
R: Para prosseguir no jogo praticamente é só seguir em linha reta. O jogo quase não apresenta opções diferentes, embora se possa voltar a qualquer hora aos locais já visitados. As side-quests são complicadas, tendo poucas pistas. Por outro lado todos os mini-games são bem explicados e há explicações dos comandos no início do jogo.
Nota: 5,5
DIVERSÃO
R: Entretêm por um tempo, mas sendo um RPG com enredo fraco acabei não curtindo muito. As batalhas foram interessantes devido ao sistema de batalha diferente e um dos extras do jogo, uma batalha com um chefe secreto, foi para mim foi o ápice do jogo.
Nota: 6,0
DESAFIO
R: Me pareceu um pouco desregulado, sendo normalmente baixo demais e as vezes alto demais. Detalhes simples do jogo podem se tornar problemas, como os baús invisíveis e o lendário cassino do jogo.
Nota: 6,5
KEEP GOING
R: É bom, embora o jogo não empolgar, ele não irrita, sendo normalmente bem tranqüilo o KG.
Nota: 7,0
REPLAY
R: Um RPG sem história por si só já não tem um bom replay. A motivação para completar os extras pode ajudar um pouco, mas ainda assim, o jogo fica devendo incentivos para uma reprise.
Nota: 4,0
EXTRAS
R: Diversos mini-games, embora de acesso não tão fácil e não tão divertidos. Também possui uma batalha secreta e o jogo menciona um cassino ultra-secreto.
Nota: 9,0
ORIGINALIDADE
O jogo inova bastante com seu sistema de batalha e seus gráficos. Também apresenta bastante extras, algo não tão comum na época. Bom ou mau, um jogo único.
Nota: 10
COMPLEMENTAÇÃO
Não lembro se encontrei bugs.
GERAL
R: Apresenta diversas inovações e é bem diferente. Tem também gráficos muito avançados para o SNES. Ainda assim os pontos fortes de um RPG, enredo e música são fraco e mediano respectivamente. Especialmente pelo que é comentado na Internet, o jogo foi uma grande decepção para mim. Não acho que seja um jogo ruim, mas não é um grande jogo.
Nota: 6,5
Total: 6,79
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