Super Mario Bros. 3
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DADOS TÉCNICOS
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Console: Famicom / NES
Release: 1988 / 1990
Develop: Nintendo
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IMAGENS
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JOGOS JOGADOS ANTERIORMENTE
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* The Legend of Zelda II: The Adventure of Link
* Mario Bros.
* Super Mario Bros.
* Super Mario Bros. 2
* Super Mario USA
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INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
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Nível de spoiler inexistente.
R: Jogo (EUA) não concluído. World 8 (cheguei no Koopa).
M: Jogo (EUA) não concluído. World 8.
2: Jogo (JP) não concluído. World 8, fase 2.
Terceira sequência (oficial) da série "Super Mario Bros.", é um dos jogos mais populares da franquia. Primeiro jogo com um mapa para seleção de fases, além de novos power-ups, gráficos mais avançados, músicas novas, mini-games e a inclusão de uma versão de Mario Bros. no jogo.
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REVIEW
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APRESENTAÇÃO*
R: O manual reaproveita as imagem, usando-as mais de uma vez. Ele contém bastante informação a respeito do jogo, mas peca em alguns pequenos detalhes. A alteração dos nomes dos mundos (na verdade são países) ficou ruim, com todos eles sendo "algo" Land. Já a versão Japonesa não se deu nem ao trabalho de nomear os filhos do Koopa no jogo.
A tela de título ainda não tem som e não apresenta nada da história. Dessa vez, em vez de mostrar um pedaço de alguma fase, é feito uma apresentação original do jogo. Ela é muito legal, mas sem som algum, não apresentando muita evolução neste quesito comparando com os jogos anteriores.
* Somente manual da versão americana foi avaliado.
Nota: 6,5 (EUA) / 6,75 (JP)
GRÁFICOS
R: Excelentes. Um dos melhores do famicom / nes. Um ou outro detalhes talvez ainda pudessem ser melhores, de alguma maneira os gráficos de Super Mario Bros. 2 me pareceram melhores em alguns momentos, talvez pelo 3 ser mais colorido, ou talvez porque o piso de algumas fases do 3 ser mais simples. Ainda assim, praticamente tudo está em um alto nível.
Nota: 9,0
ÁUDIO
R: Consegue ser impressionante, apesar de as músicas do primeiro serem mais memoráveis, as músicas do 3 são muito agradáveis, tendo também maior variedade, com uma música para cada mapa e evento.
Nota: 9,0
JOGABILIDADE
R: Muito boa, um pouco mais consistente que no jogo anterior. Alguns power-ups adicionaram um pouco mais de estratégia no jogo. Por outro lado foi eliminado as diferenças nas habilidades de Mario e Luigi, algo bacana. Ainda ocorreu um bug onde um cano rejeitou o Mario, deixando ele entrar e depois mandando ele de volta pra fora (fase 7-1). Só ocorreu uma vez pelo menos. A estrela nunca foi tão inútil, quem pensou que seria uma boa idéia diminuir o tempo dela?
Nota: 8,5
ENREDO
R: Mudou um pouco, o que é uma evolução, já que o segundo jogo tinha o mesmo enredo do primeiro. Mas ficou devendo um início melhor de enredo, mais trabalhado. Final avacalhado na versão ocidental e ainda mais simplista na versão japonesa, pois sequer da nomes aos filhos do Koopa.
Nota: 6,0 (EUA) / 6,5 (JP)
CONDUÇÃO
R: Há algumas opções de caminhos, com a possibilidade de se evitar algumas fases. A construção das fases é boa, com poucas sendo complicadas pela falta de condução. Existem alguns pontos perigosos na versão japonesa, onde o Mario fica trancado, entretanto são raros. Foram corrigidos na versão ocidental.
Nota: 8,75 (EUA) / 8,5 (JP)
DIVERSÃO
R: O jogo é muito divertido, até alcançar um limite. Quando cheguei no último mundo, acabou a diversão. Talvez por saber que se está perto do fim, a frustração triplica. O problema, acredito eu, são as fases que se tem que jogar de novo quando ocorre um game over. Deveria haver no mínimo um tipo de checkpoint caso se chegasse na última fase, começando mais próximo a ela. A falta de um sistema de password, ou de save, também contribui para uma ainda maior frustração, pois de nada adiantou chegar tão longe, porque da próxima vez for jogar o jogo tem que começar tudo de novo. Então, eu diria que até alcançar o último reino a diversão é muito alta (9,2), mas infelizmente depois só tende a diminuir. A versão de Mario Bros. ainda pode ser extremamente divertida, tendo eu boas lembranças de competir com amigos (+0,5).
Nota: 8,4
DESAFIO
R: É muito bom na maior parte do jogo, com algumas exceções pelo caminho. As habilidades do jogador vão evoluindo conforme ele joga, permitindo que ele avance mais a cada vez que joga. Mais pro final do jogo, no último reino, o desafio fica elevado demais, sendo necessário muita paciência para prosseguir. Um sistema de password ou de save melhoraria muito para um melhor rendimento no jogo, e também quem sabe a possibilidade de continues mais próximos da última fase quando se alcança ela, pois um game over na fase final significa jogar diversas outras fases de novo. A versão ocidental acaba sendo um pouco fácil demais no início e um pouco mais equilibrada no final, enquanto que a versão japonesa é mais equilibrada no início e ainda mais difícil no final. Isso porque na versão ocidental Flower/Raccon/Tanoki/Frog/Hammer Mario quando atingido, vira Super Mario (Mario grande), enquanto que na versão japonesa ele volta a ser Mario (Mario pequeno).
Nota: 6,0 (EUA) / 5,2 (JP)
KEEP GOING
R: É muito bom, exceto em poucas fases do jogo, e no último reino do jogo quando ocorre um game over.
Nota: 8,9
REPLAY
R: Pela minha experiência, assim como a diversão, o replay é muito bom até alcançar as últimas fases. Depois a frustração é grande demais. No meu caso foram anos com um bom replay e desde que alcancei a última fase, a vontade de jogá-lo novamente é baixíssima. Ganha um acréscimo devido a versão incluída de Mario Bros., pois já joguei o jogo com amigos somente pela competição no Mario Bros..
Nota: 7,5
EXTRAS
R: Tem dois mini-games, uma versão adaptada de Mario Bros. e a flauta de The Legend of Zelda. É ótimo, o único porém é que a versão de Mario Bros. poderia ser acessada fora do jogo e ter um modo de um jogador.
Nota: 9,6
ORIGINALIDADE
R: Inovou com o sistema de mapa, incluiu novos power-ups e músicas, e evoluiu a série. Também foi inovador com os extras do jogo, sendo muito mais avançados que a maior parte dos extras dos jogos da época. Por todos estes motivos, mesmo reaproveitando a estrutura criada nos jogos anteriores, é muito original.
Nota: 10
COMPLEMENTAÇÃO
Bugs encontrados:
* Um cano rejeitou Mario.
GERAL
R: O jogo é muito bom, tendo seus pontos positivos e negativos. Pessoalmente acho que o maior ponto negativo do jogo é a falta de um sistema de password / save. Considero inferior a Super Mario Bros. (pelo menos em alguns aspectos), apesar de ser mais rico em detalhes.
Nota: 8,5
Total: 8,11(EUA) / 8,22 (JP)
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