Final Fantasy II
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DADOS TÉCNICOS
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Console: Famicom
Release: 1988
Develop: Square
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IMAGENS
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JOGOS JOGADOS ANTERIORMENTE
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* Dragon Quest
* Final Fantasy
* Super Mario RPG
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INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
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Nível de spoiler baixo, talvez inexistente.
R: Jogo concluído em 04/07/09 (~16:50).
M: Jogo ainda não concluído.
Na Internet é comum as pessoas se referirem aos personagens por determinados nomes, como Frionel para o "principal" (o da capa), mas no jogo em nenhum momento esses nomes estão presentes, nem mesmo no remake.
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REVIEW
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APRESENTAÇÃO*
R: Semelhante ao primeiro Final Fantasy, mas com um enredo inicial mais detalhado. Houve grande melhora com o respond rate padrão sendo 6, embora 4 ou 5 fosse ainda mais adequado. Por outro lado ainda não apresenta uma tela com o título. Os menus continuam bons como em FFI, tendo algumas pequenas melhorias.
* Sem análise de manual.
Nota: 6,95
GRÁFICOS
R: Os gráficos evoluíram, com mais detalhes nas cidades e dungeons e maior variedade de cores gerando um melhor contraste. A representação das paredes, portas e similares está em um tamanho maior, dando uma impressão melhor do espaço. Também tem mais detalhes nas batalhas com as magias representadas conforme o level e o fundo um pouco mais trabalhado e bonito.
Nota: 8,25
ÁUDIO
R: A qualidade das músicas é melhor do que as do primeiro Final Fantasy, mas as composições como um todo são inferiores, sendo menos memoráveis. Individualmente há umas 3 músicas que são excelentes, destaco o tema dos rebeldes.
Os efeitos sonoros são tão bons quanto os do jogo anterior, mas dessa vez não há itens que necessitem de som próprio.
Nota: 8,0
JOGABILIDADE
R: Também houve uma evolução em comparação à Final Fantasy, mas mais leve. O jogo flui um pouco melhor. O esquema de level-up do jogo é muito interessante, mas na minha opinião com algumas falhas. O sistema de batalha foi aprimorado, mas ainda um pouco lento (menos que FFI). Felizmente não é mais necessário ter que sair das dungeons (a magia EXIT está disponível quase que no início do jogo), o que diminui drasticamente as mortes na "porta" da dungeon.
O espaço para itens é bom de início, mas conforme o jogo avança ele fica pequeno devido ao fato de os "itens-chave", após serem usados, continuam presentes no inventário e não há a possibilidade de se livrar deles. Além disso, houve um retrocesso no armazenamento de itens, já que as potions e outros itens similares são contabilizadas separadamente.
Nota: 7,25
ENREDO
R: Muito bom, sendo grande e detalhado para época, além de umas reviravoltas, mortes e surpresas. Por outro lado, achei que ficou faltando um pouco mais de emoção em alguns momentos. Ainda existem NPCs desatualizados, mas são um pouco menos notados do que no seu predecessor. O final ficou devendo um algo a mais.
Nota: 8,0
CONDUÇÃO
R: De maneira geral é bom, você sabe aonde ir e o que fazer. Mas como parece ocorrer com todos RPGs da época, vai ter um momento ou outro que complica um pouco mais. Normalmente é alguma pista dada muitos eventos atrás que leva ao próximo local a ser explorado. Ainda assim é superior ao seu predecessor.
Nota: 8,5
DIVERSÃO
R: Muito boa, mas em algumas partes, principalmente na parte final, fica meio chato devido a necessidade de evoluir os personagens ou adotar a estratégia RUN. Além disso a decepção do poder do Cure no level 16 (máximo) foi grande, e treinar os atributos de ataque é interessante no início, mas fica muito chato conforme o tempo passa.
Nota: 8,0
DESAFIO
R: Muito difícil, em especial devido a última dungeon, causando o problema de ter que jogar tudo de novo várias vezes. Ainda há no início do jogo, aquele problema de pisar no lugar errado e enfrentar monstros de level muito superior. Fora desses dois extremos o desafio é razoável, alternando um pouco os momentos difíceis e fáceis.
Nota: 7,0
KEEP GOING
R: Médio, na primeira metade do jogo foi muito alto, na parte final oscilou entre ruim e bom. Os piores momentos do jogo são quando se fica treinando por um longo tempo e o resultado não faz muita diferença.
Nota: 7,5
REPLAY
R: Diferente do primeiro jogo, neste não há grande vontade de jogá-lo novamente. Isso ocorre principalmente por haver pouca coisa nova a se explorar, como algum tipo de arma ou magia não usado, e a dificuldade de evoluir os personagens.
Nota: 3,0
EXTRAS
R: A única coisa que vi foi uma referência ao primeiro jogo, muito bem sacada.
obs: Descobri que no remake para o PSX, foi incluído um mini-game como o do FFI, mas também como no primeiro é ultra escondido e sem qualquer menção dele no jogo. (não contabilizado na nota, pois só está presente no remake)
Nota: 7,75
ORIGINALIDADE
R: Assim como seu predecessor, tem sua estrutura baseada em outros RPGs. Mas inova muito com o sistema de evolução dos personagens e com um enredo mais trabalhado que jogos anteriores*, e ainda tem os Chocobos.
* Comparando com os jogos que já joguei FF e DQ.
Nota: 9,7
COMPLEMENTAÇÃO
Bugs encontrados:
* Baú aberto fica com baú replicado.
GERAL
R: Um bom jogo do console, mas não um dos melhores. Foi importante para evolução da franquia e possivelmente do gênero como um todo. Os problemas da jogabilidade e a dificuldade alta são os principais pontos fracos do jogo e provavelmente o motivo para o baixo valor do Replay.
Nota: 7,0
Total: 7,49
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