Final Fantasy VIII
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DADOS TÉCNICOS
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Console: PlayStation
Release: 1999
Develop: Square
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IMAGENS
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Imagens pendentes.
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JOGOS JOGADOS ANTERIORMENTE
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* Dragon Quest
* Final Fantasy I - VII
* Super Mario RPG
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INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
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Nível de spoiler baixo.
R: Jogo concluído em ~28/01/2010
M: Jogo ainda não concluído.
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REVIEW
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APRESENTAÇÃO
R: O manual é muito bom e pelo que me lembro praticamente sem spoilers. Contém praticamente todas as informações necessárias, inclusive falando da funcionalidade extra usando o pocketstation.
Já a tela de título não possui a música clássica novamente, e foi este o jogo em que eu senti mais falta da música durante o decorrer do mesmo. A tela de "demonstração" está um pouco melhor que do jogo anterior, com algumas fotos do jogo. Já o início do jogo está muito bom, com talvez a melhor música do jogo e cria uma expectativa legal. Em compensação, em seguida não inicia tão bem a história como nos últimos quatro jogos. Novamente a tela de new game / continue não tem música (que poderia ser a música clássica).
Nota: 8,8 (9,5 + 8,3)
GRÁFICOS
R: Muito bons, todo o jogo é muito bem detalhado e bonito. Alguns detalhes nas summons eu não gostei, como a inclusão da cor amarela na Shiva. Em alguns casos também notei que as pernas dos personagens parecem ficar bem finas, ficando estranho. No entanto a maior parte das CGs são de alto nível.
Nota: 9,0
ÁUDIO
R: É bom, mas comparado com os jogos anteriores não chega a ser excepcional. As músicas são adequadas ao jogo, mas não há nenhuma marcante, com exceção da música da abertura. Excluindo a música em latim, há dois momentos com uma música cantada no jogo, o primeiro a música me pareceu totalmente fora de lugar e ficou muito estranho pra mim. Já na segunda vez ficou mais adequado.
Nota: 7,5
JOGABILIDADE
R: A jogabilidade do jogo de uma maneira geral é bastante complexa, sendo necessário um bom tempo até dominá-la completamente, entretanto é bastante original. Um dos principais problemas é que boa parte das batalhas dependem do uso constante de Summons ou limits, o que deixa as batalhas lentas e entediantes.
Notei em um momento que uma parede ficou a frente da câmera, atrapalhando o jogo, felizmente pelo que lembro foi somente uma vez. Novamente as aeronaves do jogo são muitos lentas, talvez ainda mais lentas que as dos jogos anteriores.
Nota: 7,0
ENREDO
R: Metade dos eventos são baseados nas burrices dos personagens. Detalhes como uma feiticeira ser obrigada a passar seus poderes, dentre outros, são meio idiotas. A história começa fraca, se fosse trabalhada diferente poderia ser mais interessante, mas fica muito melhor depois do primeiro terço. O jogo deixa de explicar alguns acontecimentos, como o fato de Laguna ser o pai do Squall, semelhante ao ocorrido em Final Fantasy VI que não deixa claro que Shadow é pai da Relm.
Nota: 6,5
CONDUÇÃO
R: Pensando na linha principal do desenvolvimento do jogo, a condução é boa, mas o jogo pouco fornece informações sobre eventos secundários. Alguns eventos também são pouco elaborados e/ou não fazem sentido, como o orgão no final do jogo. O método de aquisição de algumas Summons é totalmente sem sentido, como ter uma quantidade X de alguns itens ou enfrentar Y vezes um monstro e para piorar não há avisos sobre estes detalhes.
Menos significante, em um determinado momento do jogo, quando o Balamb Garden é invadido por monstros, achei estranho haver mostros no segundo andar já que isso significa que um tiranossauro usou o elevador.
Nota: 6,25
DIVERSÃO
R: O jogo entretem, entretanto demora um pouco até ficar realmente interessante. Achei realmente divertido apenas a parte final do jogo e as quests do Laguna. De resto não foi ruim, mas também não foi empolgante.
Nota: 7,5
DESAFIO
R: Muito bem balanceado, o único problema é a já citada necessidade do uso de summons e limits contantemente. Há alguns momentos que poderiam ter sido melhor desenvolvidos, idéias que não fazem sentido, etc, mas felizmente não são muito frequentes.
Nota: 8,75
KEEP GOING
R: É muito bom. Mesmo com momentos que não empolgam muito durante o jogo, o keep going se mantém sempre alto.
Nota: 9,0
REPLAY
R: O jogo apresenta um ótimo replay apesar dos pontos negativos citados anteriormente, pois apresenta muitas possibilidades para ser jogado novamente.
Nota: 9,0
EXTRAS
R: Jogo de cartas e Side-quest do chocobo (através do uso do PocketStation). Embora o jogo de cartas possa entreter por um bom tempo, é meio que um retrocesso comparado a Golden Saucer do jogo anterior.
Nota: 8,0
ORIGINALIDADE
R: Muito original. Inova bastante com o sistema de batalhas / magias / summons. Entretanto tem uma originalidade excessiva tendo poucas ligações com a série Final Fantasy. Não estou falando mal do que foi feito de novo, mas da falta de recursos que conectem o jogo com o restante da série. O jogo é o único da série principal que não conta com a música clássica que representa a série (Prelude), quase nenhuma música remanescente da série e tem poucas summons clássicas. Isso tudo faz com que não crie um clima nostalgico enquanto se joga o jogo, alias se não fosse o título, na época dificilmente alguém ligaria o jogo com Final Fantasy.
Nota: 9,0
COMPLEMENTAÇÃO
Bugs encontrados:
* Não é algo grave, mas em alguns momentos, as pernas de alguns personagens parecem ficar muito finas.
GERAL
R: Um bom jogo, mas que ficou interessante somente depois de um bom tempo jogando. Possui alguns pequenos defeitos e algumas das boas idéias do jogo me parecem que não foram bem aproveitadas. Ficou devendo uma maior conexão com a série (com pequenos detalhes) e poderia ter dado continuidade a algumas idéias desenvolvidas nos jogos anteriores.
Nota: 8,0
Total: 8,025
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