Final Fantasy IV
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DADOS TÉCNICOS
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Console: Super Famicom / Super Nintendo
Release: 1991
Develop: Square
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IMAGENS
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JOGOS JOGADOS ANTERIORMENTE
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* Dragon Quest
* Final Fantasy
* Final Fantasy II
* Final Fantasy III
* Super Mario RPG
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INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
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Nível de spoiler médio.
R: Jogo (EUA) concluído em 25/07/09 (~16:55).
R: Jogo (JP) concluído em 15/08/09 (~01:00).
Único jogo da série que conta com uma party de cinco pessoas.
Diferenças percebidas entre as duas versões:
* Na versão EUA
- Vários personagens não tem suas opções especiais como Cecil que não tem seu ataque e Tellah não tem o recall.
- Diversos itens foram retirados do jogo.
- Cópia da sala de "treinamento" em várias cidades.
- Um ponto de save na última dungeon foi retirado.
* Na versão JP
- Os magos de Mysidia não reagem e são derrotados, na versão US eles oferecem resistencia (para não parecer tão violento?)
- O turno de ataque dos monstros (iniciais pelo menos) são menores.
- Dungeons um pouco mais difíceis.
- Golbeze ficou ruim, será isso mesmo?
- Dejon é a magia Warp... ficou muito ruim...
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REVIEW
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APRESENTAÇÃO
R: O manual é muito bem organizado. A seção de walktrhough está separada e praticamente todas as informações necessárias estão no manual.
Pela primeira vez, em vez de começar jogando de cara com apenas um texto introdutório, o jogo inicia o plot com eventos programados. Nada muito profundo, mas bacana.
Nota: 8,25
GRÁFICOS
R: Apesar de bem mais coloridos e mais agradáveis de se ver do que seus antecessores, os gráficos não usam toda a capacidade do SNES, ainda assim são bonitos. Notei um detalhe curioso, o efeito gráfico de Stone é menor que o de Final Fantasy III.
Nota: 8,0
ÁUDIO
R: Uma trilha sonora muito boa, que demora a cansar e combina muito bem com as cenas. Os efeitos sonoros são legais, mas simples, destaco o da magia Death que gosto muito.
Nota: 9,7
JOGABILIDADE
R: Continua evoluindo o sistema de batalha, agora ainda mais dinâmico que no jogo anterior. Cada individuo tem seu turno de ataque separado dos demais, além disso as magias, quando usadas em um inimigo que morre antes da magia ser executada, são redirecionada a outro inimigo. Fugir das batalhas teve uma grande melhora com os botões R e L em vez de um comando RUN. Pelo lado negativo, "Healar" a party poderia ser melhor já que Cure1 tem um melhor custo MP/HP.
A remoção de algumas características das classes foi um ponto negativo da versão EUA.
Nota: 9,0 (EUA), 9,3 (JP)
ENREDO
R: O enredo é muito bom, vai se desenrolando aos poucos e volta e meia surge alguma surpresa. Na versão japonesa o enredo é ainda melhor porque tudo é melhor explicado. Algo que é um pouco chato é a troca constante de personagens, que não deixa você evoluir o personagem, nem formar uma estratégia que dure muito tempo, mas deixa o enredo muito interessante.
Nota: 9,1 (EUA), 9,6 (JP)
CONDUÇÃO
R: Existe alguma liberdade de ir há alguns lugares, mas no geral só da para seguir para onde o jogo determina. Sabe-se o que fazer a aonde ir quase sempre e não se fica perdido por muito tempo, quando ocorre. Um ponto negativo é que a busca pelas 4 Summons secretas não são mencionadas no jogo, sendo descoberta apenas pela sorte do jogador. Isto também ocorre com outras buscas menores, onde há pouca ou nenhuma informação.
Nota: 8,5
DIVERSÃO
R: O jogo além de manter o jogador entretido, diverte bastante. Pode ter um ou outro momento um pouco mais cansativo, quando há uma seqüência de dungeons sem pausas, mas nada que atrapalhe muito. Um momento que pode ser menos divertido é a busca pelas Summons secretas, pois são de difícil acesso e não há informações sobre elas no jogo. Este problema poderia ser resolvido de várias maneiras, como ser mais fácil a sua obtenção, ou ter um local exclusivo dos montros que fornecem as summons, ou ainda um local que desse para comprar "Alarms", só isso já ajudaria muuuuuuuuuito!
Nota: 9,0
DESAFIO
R: A versão EUA é fácil, muito fácil! Da para ir do início ao fim do jogo sem treinar em nenhum momento. Por um lado é legal porque da para focar na história, mas no final das contas não há tanta emoção, ficando com a sensação de jogo muito fácil. Já a versão JP está melhor balanceada, a parte inicial do jogo é tranqüila, e com o passar do tempo vai ficando um pouco mais difícil, ainda assim não se tem necessidade de treinar.
A dificuldade de conseguir realizar as side-quests, em especial a busca pelas Summons secretas é elevada demais. As summons secretas não são somente de difícil obtenção, mas também é necessário adivinhar quais são elas, necessitando de paciência elevadíssima.
Nota: 7,5 (EUA), 8,75 (JP)
KEEP GOING
R: Muito bom. Poucos momentos (talvez após horas jogando e algumas dungeons) há a necessidade de parar, e não muitas horas depois o keep going já está alto novamente.
Nota: 8,5 (EUA), 9,0 (JP)
REPLAY
R: Embora depois de fechar uma vez o jogo, não aja muito mais o que fazer de novo, ainda assim o replay é alto. Isso pode ser provado pelo fato de eu já ter jogado quatro vezes o jogo, e curtido o jogo em todas.
Nota: 9,0
EXTRAS
R: Existe algumas mini side-quests, para citar: Summons, secret-summons, excalibur e armadura secreta. Além disso existe a área secreta dos desenvolvedores do jogo (only JP). Apesar de parecer bastante, não são extras muito significativos.
Nota: 7,0 (EUA), 8,0 (JP)
ORIGINALIDADE
R: A evolução da série continua, aproveitando muito do Final Fantasy III, mas também inserindo inovações e com uma história bem mais trabalhada que nos jogos anteriores. É o primeiro jogo da série que muda o tamanho da party, acrescentando mais um lugar. A versão JP ainda tem a inclusão de características próprias das classes, sendo algumas semelhantes a Final Fantasy III. Apesar disso, se comparar com os três primeiros jogos não foi tão inovador quanto eles.
Nota: 6,5 (EUA), 8,25 (JP)
COMPLEMENTAÇÃO
Não foi encontrado bugs.
GERAL
R: Um jogo fantástico, com uma história muito boa, personagens interessantes e trilha sonora excelente. Talvez seja um pouco menosprezado por alguns pelo fato de ser um RPG mais tradicional, mas considero este jogo um dos melhores da série. Como o terceiro jogo, talvez a inclusão de um mini-game interessante fecharia com chave de ouro o jogo.
Nota: 8,5 (EUA), 9,4 (JP)
Total: 8,78
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