Final Fantasy VII
_________________________________________________________
--------------------------------------------------------------------------------
DADOS TÉCNICOS--------------------------------------------------------------------------------
Console: PlayStation
Release: 1997
Develop: Square
--------------------------------------------------------------------------------
IMAGENS--------------------------------------------------------------------------------
Imagens pendentes
--------------------------------------------------------------------------------
JOGOS JOGADOS ANTERIORMENTE--------------------------------------------------------------------------------
* Dragon Quest
* Final Fantasy I - VI
* Super Mario RPG
--------------------------------------------------------------------------------
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES--------------------------------------------------------------------------------
Nível de spoiler médio.
R: Jogo concluído em 03/01/2010 (~16:00)
M: Jogo ainda não concluído.
--------------------------------------------------------------------------------
REVIEW--------------------------------------------------------------------------------
APRESENTAÇÃO
R: O manual é bem completo, porém peca um pouco na organização, além de conter informações menores erradas, que contradizem o que foi visto no jogo e que não fazem sentido.
Já no jogo a apresentação é ótima, começa impressionando e criando um clima bem bacana. Apesar de ser muito boa, ainda tem suas pequenas falhas. A tela de início (new game / continue) seria melhor se houvesse música, talvez a música clássica dos créditos poderia continuar nessa tela. Já a "tela de transição", na verdade uma tela de créditos, ficou devendo. Normalmente uma demostração do jogo é feita nessa tela, ou pelo menos um introdução a história como em Final Fantasy VI (embora no VI essa introdução seja repetida no jogo).
Nota: 8,95 (7,0 + 9,5)
GRÁFICOS
R: Muito bons, exceto por pequenos detalhes, como:
* a falta de boca nos personagens em quase todos os momentos.
* defeito na exibição dos chocobos (ocorreu quando o gold chocobo estava ausente, afetando os chobobos adjascentes na tela de alimentação).
* pior representação das magias Ice desde que elas tem gráfico.
* weapons-anões nas batalhas, bem diferente do tamanho das CGs.
Um detalhe mais pessoal é que não gosto no estilo queixo pontudo das CGs, pode ter sido feito assim devido a novidade da tecnologia ou por decisão de projeto mesmo.
Nota: 9,0
ÁUDIO
R: Mais uma das grandes trilhas sonoras de Final Fantasy. Algumas das músicas são memoráveis, outras são boas e adequadas. Apenas em um ou outro momento do jogo ficou devendo alguma coisa diferente, melhor, ou mais adequada. Cito, como principal momento em que poderia ser melhor, a música da cratera.
Efeitos sonoros também são muito bons, embora achei que faltou algo melhor em um ou outro momento distinto.
Nota: 9,5
JOGABILIDADE
R: Em regra geral é boa. O esquema de matérias é muito legal. Entretanto há alguns pontos negativos:
* O menu das matérias é meio mal planejado, com algumas opções escondidas.
* O menu de equipar é pouco flexivel, não permite desequipar ou alterar equipamento dos personagens que não estão no grupo principal, e também não permite deixar um personagem sem equipamento.
* Algumas telas ficam muito distantes, causando dificuldades no controle do personagem, e na interação com o ambiente. Uma opção de zoom resolveria isso.
* Não há opção de ordenar as armas, acessórios e armaduras.
* Há diversas incoerências na venda de itens e matérias (especialmente itens), com preços desproporcionais em alguns casos.
* A camêra nas batalhas as vezes fica em um ângulo que complica a seleção de algum personagem.
* Por vezes o ângulo para falar com alguém está errado, cheguei a falar com uma ou duas pessoas quando estava quase de costas para elas!
Senti falta de um acesso rápido ao PHS (poderia ser o quadrado, o qual apertei diversas vezes inconscientemente) e o transporte aéreo poderia ser mais rápido. Também percebi que algumas matérias são muito penosas de masterizar, e parte delas é conseguida só no finzinho do jogo.
Nota: 8,0
ENREDO
R: Excelente, te prende do início ao fim, com muitas surpresas. Só achei que em alguns momentos poderia ter sido melhor complementado. Por exemplo, quando o Vincent se junta ao grupo o jogo da a entender que vai haver alguma side-quest dele com o Hojo, mas não há. Ou quando o Cait Sith se junta de verdade ao grupo, ele poderia revelar o local secreto onde está a Marlene. São essas pequenas coisas que o jogo te "mostra mas não mostra".
Obs: Vendo o final do jogo, parece que Marlene estava em Kalm. Também houve uma complementação do Vincent no encontro com Lucrecia.
Nota: 9,8
CONDUÇÃO
R: Se focarmos somente na história, a condução é fantástica, já se pensarmos nos opcionais, muita coisa pode passar batida ou ser perdida. Claro que o jogo não deve dizer tudo, exploração faz parte de um RPG, mas o problema é o jogador precisar adivinhar que deve parar de seguir a história se não perde algum outro evento. Nesse caso, acho que os piores pontos foram o Fort Condor e a Cratera.
Um fato raro nos jogos anteriores vira rotina aqui, locais que são acessíveis somente uma vez. Muitas vezes nem se suspeita que determinado local será inacessível, como a Corel Prison. O pior foi o inexplicável sumiço do buggy. Itens que estão acessíveis somente se personagem X estiver no grupo é outro problema.
Diversos eventos importantes não são noticiados no jogo, por exemplo, um jogador que não saiba que deve voltar antes de prosseguir na cratera perderia pelo menos 20% do jogo! Pode-se dizer que o jogo arma diversas armadilhas para o jogador, mas talvez a pior seja na Gold Saucer, onde o item secreto de 500GP que é um Carob Nut...
Nota: 7,0
DIVERSÃO
R: O jogo varia de boa diversão há momentos de total imersão no jogo. Só fica menor em poucos momentos, normalmente quando se está objetivando algum opcional e para conseguir realizá-lo tem que perder (muito) tempo em algo as vezes monótono ou repetitivo. Uma coisa que foi muito legal em um primeiro momento, mas depois atrapalhou foi as cgs das summons. Na verdade as cgs das mais demoradas, principalmente Bahamut Zero e Knight of the Rounds. Cheguei a verificar o que estava passando em vários canais da tv e voltar ao jogo antes da cg terminar... Não estou dizendo que não gostei delas, mas depois de ver algumas vezes, e especialmente quando se esta treinando, é muito tempo perdido.
Nota: 9,5
DESAFIO
R: Em regra geral ficou muito bom, bem balanceado, poderia ser um 10. Entretanto as lutas com os últimos Weapons, em especial o Emerald, poderia ser um pouco melhor, não digo mais fácil, mas que permitisse algumas variações de estratégia.
A principal decepção foi a(s) luta(s) final(is) com o Sephiroth, muito fácil e pior, muito rápida. Nem consegui escutar toda a música do Sephiroth.
Nota: 9,0
KEEP GOING
R: Fantástico! Para não dizer que foi sempre perfeito, teve dois momentos em que diminuiu um pouco. Mas foi tão insignificantes que nem lembro quando e aonde ocorreram. No final, a descoberta de algumas matérias inéditas na cratéra também abalaram um pouco o KG, afinal isso significou que ainda tinha matérias zeradas para treinar e se está buscando conseguir uma master materia, isso não é interessante no final do jogo.
Nota: 10
REPLAY
R: Bom, se não possível realizar todos os eventos do jogo na primeira tentativa, é muito provável que se queira jogar de novo. E para alcançar 100% no jogo, pode-se precisar de duas ou mais tentativas. A diversos motivos para voltar a jogar, dos mais insignificantes a alguns importantes, dependendo do que foi feita da primeira vez ou não. Para melhorar ainda mais o Replay só ficou faltando algum elemento novo na segunda vez, como um modo NEW+, alguma área nova, ou começar o jogo com alguma vantagem.
Nota: 9,6
EXTRAS
R: No jogo há a Gold Saucer e a criação de chocobos, além de diversos outros opcionais que complementam os extras e também mini-games durante o desenrolar da história. É desnecessário falar deles, são muito bons. Entretanto algumas idéias poderiam ter sido melhor aproveitadas e pequenas alterações poderiam tornar os extras ainda melhores. Outro extra é a casa a ser comprada (Cloud's Vila), que é uma excelente idéia, mas me pareceu mal aproveitada.
Pessoalmente, se pudesse escolher somente uma coisa para alterar, seria o número de estábulos no rancho. Repare que existem oito estábulos no rancho, mas só se pode usar seis deles.
Nota: 9,5
ORIGINALIDADE
R: O jogo inova tanto por ser um dos primeiros RPGs 3D, quanto no seu sistema de matérias. Além disso a história é bem diferente do visto até então. O jogo continua com a evolução do sistema de batalha da série, já bem consolidado.
Nota: 10
COMPLEMENTAÇÃO
Bugs encontrados:
* Chocobo normal ficou meio trasnparente quando o chocobo dourado estava ausente, isto na tela de seleção de chocobos na fazenda.
GERAL
R: Grande jogo, consegue fazer a transição ao ambiente 3D sem descaracterizar a série. Tem um ou outro defeito, mas no geral consegue manter o nível de entretenimento sempre alto.
Nota: 9,7
Total: 9,15